No dia 12/02/2014 o professor Marcelo Guido realizou uma dinâmica na qual consistia produzir bolachas da marca “PAC”. Durante a dinâmica, vimos como a comunicação é importante. Após a mesma foram feitas as seguintes perguntas:
1) Com base no exercício realizado em sala responda:
1. Tudo aconteceu conforme previsto?
2. O cliente ficou satisfeito com o produto elaborado?
3. É possível melhorar a comunicação entre os setores?
4. A comunicação fez a informação fluir bem?
5. Houve falta de informação?
2) Ainda com relação a atividade realizada em sala na aula anterior, quais foram as lições aprendidas pelo grupo?
3) Como a Tecnologia da Informação (T.I.) pode auxiliar a organização a ter um melhor fluxo de informação?
4) Imagine que seu grupo foi contratado para melhorar o fluxo de informação da empresa da atividade da aula anterior. Qual deve ser o primeiro passo, do ponto de vista de T.I., para que as coisas comecem a funcionar melhor?
5) Faça uma avaliação da atividade desenvolvida em sala na aula anterior e na aula de hoje. Aponte pontos positivos e oportunidades de melhoria.
As respostas encontradas pelo grupo são:
1.1-Não, houveram dificuldades na troca de informações entre os setores resultado em uma falha na produção, e não atendeu as necessidades do cliente.
1.2-Não, porque a empresa não conseguiu produzir a quantidade que o cliente pediu, além de que o produto não atendia as especificações de qualidade exigidas pelo mesmo.
1.3-Sim, os setores precisariam se reunir para tomar as decisões, e deveriam entrar num consenso para obedecer a capacidade de produção da empresa.
1.4-A equipe de vendas colocou pressão para que o marketing fosse colocado em ação, porém o preço e a capacidade de produção foram oferecidas ao cliente sem planejamento, resultando a uma entrega diferente a que foi pedida pelo cliente.
1.5-Sim, não havia informação sobre a capacidade de produção, valor das matérias-primas, resultando a uma criação de valor final do produto sem nenhuma base, onde mesmo se o produto atendesse a necessidade do cliente, não seria possível saber se o resultado gerado foi lucrativo ou não.
2-A lição aprendida foi que em uma empresa sem a comunicação correta entre os setores pode sim sofrer em seu produto final, como por exemplo, no exercício feito em que não se teve uma boa comunicação entre vendas / produção/ compras. Com as informações corretas dentro da empresa, se apresenta um trabalho mais consciente e com mais perfeição.
3-A Tecnologia da Informação pode ser utilizada como um meio de comunicação no ambiente interno da organização. Um exemplo seria o uso da internet para a comunicação entre os vários setores de uma organização, tendo sempre algum fiscal para acompanhar a atividade de cada setor e avisar sobre qualquer tipo de transtorno, no processo produtivo. Todos os setores deveriam estar conectados e avisar se precisavam de alguma ajuda no processo.
4-Utilizar a tecnologia, porque, como percebemos na atividade, a comunicação verbal gera muita confusão, principalmente no entendimento de cada tarefa a ser realizada. Utilizando algum meio de comunicação digital, seria mais fácil o entendimento da tarefa que cada setor deveria realizar.
5-A atividade feita em sala de aula, em que fomos uma empresa que fabricaria bolachas da marca “PAC” criadas pelo setor de marketing, assim passando para o setor de vendas que teria que vender para o Cliente, logo após do Setor de vendas passar a demanda para a produção assim que o Setor de compras estivesse com as matérias entregues pelo fornecedor. Na empresa não se teve uma boa comunicação, pois a demanda foi muito mais do que poderíamos produzir, no tempo determinado assim não conseguimos fazer a entrega, mas todos os setores se ajudaram para tentar conseguir atingir a meta.
A Atividade acima foi realizada pelos alunos Caio Lima, Adilson Júnior, Caique Monteiro e Leandro Hiroshi.